O Apster
nasceu com a crença que todo dono de negócio merece o sucesso. Temos como
propósito transformar o Brasil por meio do empreendedorismo e para isso
buscamos impulsionar as pequenas empresas, oferecendo controle na gestão. Para
cumprir esse propósito precisamos tratar alguns dados pessoais de nossos
clientes, o que fazemos de forma responsável e em total respeito à privacidade.
A presente Política de
Privacidade tem como fundamento a legislação brasileira, especialmente a Lei
Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709/2018, quando vigente. De acordo com esta
Lei, dados pessoais são informações de uma pessoa física que a identifiquem ou
que a tornem identificável. Logo, informações como CPF, RG, localização,
endereço, endereço IP, idade, etc. são consideradas dados pessoais.
Resumidamente, esta Política visa demonstrar o comprometimento da Organização
em:
- (i) Proteger os
direitos dos colaboradores, clientes e parceiros;
- (ii) Adotar processos e
regras que assegurem o cumprimento, de forma abrangente, de normas e boas
práticas relativas à proteção de dados pessoais;
- (iii) Promover a
transparência sobre a forma pela qual a Organização trata dados pessoais,
e
- (iv) Adotar medidas de
proteção em relação a risco de incidente de segurança que envolva dados
pessoais.
Para prestarmos os Serviços
ofertados pelo Apster, alguns dados pessoais poderão ser coletados, acessados,
armazenados e, eventualmente, compartilhados com parceiros.
Assim, cumprindo com nosso
compromisso de manter uma relação de transparência com você, neste espaço
disponibilizamos as regras que norteiam o nosso tratamento de dados.
Ao realizar seu cadastro no
Apster, entendemos que você concorda com as condições indicadas a seguir. Por
isso, é importante que você leia, compreenda e em caso de qualquer dúvida entre
em contato. Isso fará com que sua experiência com nosso produto seja muito mais
produtiva e tranquila.
1. Escopo
Esta Política aplica-se a todos
os serviços oferecidos pelo Apster, ora denominados “serviços” ou “aplicações”
e se aplicam a todos que de alguma forma possuem contato com os serviços, sejam
eles clientes, contadores, além de usuários de sites, apps ou outros recursos
de fornecimento de serviços do Apster. Todos esses indivíduos serão denominados
a seguir como “usuários”.
2. Quais dados nós tratamos?
Seja para apresentar os
benefícios que nosso serviço pode proporcionar ao seu negócio, seja para
executar suas funcionalidades, precisamos tratar algumas informações, que serão
melhor detalhadas a seguir.
2.1. Dados dos Usuários:
- (v) Dados gerais da
empresa, como nome dos representantes legais, e-mail, telefone, endereço,
documentos oficiais de identificação dos representantes e da empresa,
dados bancários.
- (vi) Para a sua
comodidade e apoio na utilização ou aquisição de nossos serviços e
produtos, poderemos solicitar dados bancários (cartão de crédito, nome do
titular, data de validade e código de segurança) para a validação de
transações financeiras e aquisição de nossos serviços e produtos.
Quando necessários, dados de cartão de crédito
serão coletados por meio de nossa plataforma.
- (vii) Os Usuários
também poderão enviar informações e dados pessoais para registrar
sugestões, reclamações e solucionar dúvidas junto aos Canais de
Atendimento do Apster, antes, durante ou depois da utilização dos
Serviços;
- (viii) O Apster poderá
solicitar imagens dos titulares clientes ou vinculados aos clientes para
fins promocionais, coletas de depoimentos, campanhas e pesquisas de
opinião.
2.2. Dados de Terceiros
fornecidos pelo Cliente ou Usuário
Considerando a natureza dos
Serviços oferecidos pelo Apster, os Usuários poderão fornecer dados de
terceiros para a execução dos Serviços, sendo nesses casos o Usuário o
responsável pelas informações prestadas e respectiva autorização legal, cabendo ao Apster a função de operadora de tais dados.
- (i) Os dados de
terceiros que poderão ser fornecidos pelos Usuários são dados gerais de
empresas fornecedoras e clientes, como nome dos representantes legais,
e-mail, telefone, endereço, documentos oficiais de identificação dos
representantes e da empresa, dados bancários; dados gerais dos prestadores
de Serviços, como nome, e-mail, telefone, documentos oficiais de
identificação; dados gerais de colaboradores, como nome, endereço,
telefone, documentos oficiais de identificação, dados da CTPS, CNH, título
de eleitor, dados do cadastro do colaborador, como certificado reservista,
matrícula do empregado, e-mail, lotação, função, sindicato, regime
trabalhista, regime previdenciário, regime de jornada, natureza da
atividade, categoria, vínculo com outra empresa, data de admissão, tipo de
contrato de trabalho, tipo de admissão, remuneração, data de nascimento,
sexo, estado civil, raça/cor, grau de instrução, nome da mãe, nome do pai,
dados do cônjuge, dados de dependentes, dados dos representantes da
empresa, dentre outros.
2.3. Dados coletados
automaticamente Cookies e tecnologias similares
Ao utilizar os serviços do
Apster nós poderemos coletar informações pessoais sobre os serviços que você
utiliza e como você os utiliza. Essas informações são necessárias para a
execução adequada dos serviços, bem como para proceder com melhorias contínuas
nas funcionalidades da aplicação.
- (i) Informações de
Geolocalização: Ao utilizar os Serviços do Apster nós poderemos coletar
informações sobre sua localização, identificada a partir de dados como seu
endereço IP ou o GPS do seu dispositivo móvel, para lhe oferecer uma
experiência do usuário otimizada. A maioria dos dispositivos móveis
permite que você controle ou desabilite o uso dos Serviços de localização
de aplicativos no menu de configurações do dispositivo.
- (ii) Formas de Uso: Nós
poderemos coletar informações sobre a forma que você utiliza os Serviços do
Apster, como as funcionalidades mais utilizadas, alterações realizadas,
tempo de uso, etc.
- (iii) Dados de Log: Nós
poderemos coletar dados de log e informações do dispositivo
automaticamente quando você acessa e utiliza os Serviços do Apster, ainda
que você não seja um cliente.
- (iv) Pixels e SDKs:
Terceiros como o Facebook e Google podem usar cookies, web beacons e
outras tecnologias para coletar ou receber informações de nosso site com a
finalidade de fornecer Serviços de medição e direcionar anúncios. O
Usuário poderá desativar a coleta e o uso de informações para o
direcionamento de anúncios editando as configurações de anúncios dos
terceiros.
Poderemos ainda utilizar
tecnologias para armazenar informações temporárias de navegação com a
finalidade de aprimorar e melhorar sua experiência na utilização de nosso
produto. As principais ferramentas tecnológicas que fazem isso são os
“cookies”, também sendo utilizadas tecnologias similares.
Com isso poderemos saber, por
exemplo, quais sites que você visitou, seu Protocolo de Internet (IP), a versão
de seu navegador, etc.
Porém você poderá configurar seu
dispositivo para administrar o uso de cookies ou para alertá-lo quando estão
ativos. Alguns cookies podem ser necessários para a navegação e sua desativação
pode prejudicar algumas funcionalidades de nosso Serviço.
3. Como utilizamos os dados
coletados?
O Usuário sempre será informado
em relação à finalidade da coleta de seus dados pessoais, ficando a seu
exclusivo critério, fornecê-los ou não, e, nesse caso, será avisado das
consequências do não fornecimento.
De modo geral, os dados
coletados serão utilizados para as seguintes finalidades:
- (i) Conceder acesso às
funcionalidades dos Serviços do Apster.
- (ii) Para oferecer
material educativo, como cursos, guias, infográficos, planilhas,
apostilas, webinars, e-books e outros;
- (iii) Para realização
de eventos;
- (iv) Entrar em contato
para enviar comunicações, como alertas de segurança, atualizações, para
apresentar nossos Serviços, realizar operações de marketing;
- (v) Entrar em contato
para oferecer apoio e suporte e solucionar problemas;
- (vi) Operar, proteger,
realizar testes de funcionalidade, manutenção e melhorias contínuas nos
serviços, melhorando a experiência dos Usuários;
- (vii) Manter a
segurança e integridade de nossos Serviços e Usuários, realizar
confirmações de identidade, prevenção a fraudes, investigações internas,
investigar e prevenir violações legais, regulatórias e contratuais;
- (viii) Realizar
pesquisa de desenvolvimento;
- (ix) Realizar backups;
- (x) Consultar e editar
cadastros, acessar a conta do Usuário para realização de alterações por
ele solicitadas e prestar auxílio na utilização das funcionalidades;
- (xi) Cadastrar/alterar
as formas de pagamento do Usuário pelos Serviços, consultar e gerir a
situação financeira do Usuário para com o Apster, transferir a
titularidade da assinatura; realizar estornos ou cobranças; emitir Notas
Fiscais.
4. Outras possíveis utilizações
dos dados
Para tornar sua experiência
ainda melhor, eventualmente nós também poderemos realizar o tratamento dos
dados pessoais para outras finalidades, a seguir listadas, mas você será
informado.
4.1 Análises estatísticas,
melhorias dos Serviços e produtos
Os dados (inclusive aqueles
coletados pelos cookies) também poderão ser utilizados para finalidades
estatísticas, para que possamos entender melhor o perfil de nossos clientes,
aprimorar continuamente nosso produto e para fins de direcionamento de conteúdo
específico. Nesse caso você não será identificado, sendo que seus dados irão
apenas compor estatísticas sobre o uso de nosso produto, como por exemplo,
quantos por cento de nossos clientes se encontram em determinada região,
preferências do Usuário, quantos clientes são empresas e quantos são
contadores, etc.
Os próprios dados e os
resultados estatísticos também poderão ser utilizados para direcionar questões
administrativas, comerciais e financeiras do Apster, inclusive mediante
direcionamento de campanhas de marketing.
4.2. Divulgação de campanhas,
promoções e similares
Os dados poderão ser utilizados
pelo Apster ou terceiros por ela contratados para o envio de informações,
campanhas publicitárias, questionários, convites para eventos, pesquisas de
satisfação, etc.
A qualquer momento você poderá
cancelar o recebimento dessas informações por meio de links contidos nas
próprias mensagens (unfollow) ou enviando uma solicitação em nosso suporte pelo
chat que fica no canto inferior direito.
4.3. Para fins legais e
obrigatórios
O Apster poderá tratar dados de
Usuários e dados de terceiros, inseridos por Usuários, para o cumprimento de
obrigações legais ou regulatórias, compartilhando dados pessoais com
autoridades públicas. Alguns exemplos, não exaustivos, desse tipo de tratamento
são
- (i) Emissão de Notas
Fiscais, compartilhamento com a Receita Federal: Nome, CPF, CNPJ,
endereço, telefone, e-mail, razão social, inscrição municipal/estadual,
dados da venda;
- (ii) Preenchimento de
livro de Serviços tomados, livro de Serviços prestados, integração fiscal,
preenchimento do DAS – compartilhamento com a Receita Federal: CPF
informado na Nota Fiscal;
- (iii) Credenciamento
junto à Receita Federal – nome e CPF do sócio;
- (iv) Emissão de DRE,
balancete, livro razão, livro diário ou relatório de imobilizado –
compartilhamento com a Receita Federal – nome;
- (v) Preenchimento de
SEFIP, GRRF, CAGED, DIRF, RAIS e demais obrigações trabalhistas –
compartilhamento com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Além disso, eventualmente os
dados pessoais poderão ser tratados:
- (i) Para auditorias
internas e externas, para validações de questões de segurança da
informação, buscando-se na medida do possível o sigilo e anonimização
desses dados;
- (ii) Para atender
solicitações legais de autoridades públicas;
5. Compartilhamento
O Apster tem como prática não
transmitir dados para organizações e/ou indivíduos externos, exceto mediante
consentimento livre do Usuário, informado e inequívoco, ou quando o
consentimento for dispensável no escopo das hipóteses legítimas de tratamento
de dados pessoais, previstas na legislação vigente.
São hipóteses de
compartilhamento:
- (i) Quando permitido,
nos termos da lei aplicável, poderemos tratar determinados dados pessoais,
como endereço de e-mail, para compartilhá-los com plataformas de mídia
social, como Facebook e Google, para gerar leads, direcionar tráfego para
nosso site ou de outra forma, promover nossos Serviços. Essas atividades
de tratamento baseiam-se em nosso interesse legítimo em realizar
atividades de marketing para oferecer Serviços que possam ser de seu
interesse.
- (ii) Qualquer dúvida
sobre como seus provedores de aplicações, como por exemplo Facebook e
Google, processam suas informações pessoais deve ser direcionada para
esses provedores.
- (iii) O Apster poderá
compartilhar os dados dos Usuários com autoridades públicas, tais como
autoridades fiscais, fazendárias, judiciárias e policiais, ou terceiros
autorizados, se e na medida necessária ou permitida para atender a lei, em
situações como:
- Para cumprir com
obrigações legais;
- Para cumprir com uma
solicitação legal válida e responder a alegações feitas contra o Apster;
- Para promover ou se
defender em ações judiciais;
- Para responder a uma
solicitação legal válida relacionada a investigações criminais, suspeitas
de atividade ilegal ou qualquer outra atividade que possa expor o Apster
e os Usuários a responsabilização legal;
- Para aplicar e
administrar nossos Termos e Condições Gerais;
- Para realizar a
segurança física e cibernética do Apster, em todos seus ativos, e de seus
Usuários.
- Para execução dos
Serviços o Apster poderá compartilhar dados dos Usuários com prestadores de serviço terceirizados, que
atuam em diversos processos, tais como:
- Armazenamento de
informações em nuvem;
- Verificação da
identidade dos Usuários, para prevenção a fraudes e avaliação de risco de
crédito;
- Verificação de
informações em comparação com bancos de dados públicos;
- Pesquisa,
desenvolvimento e manutenção de aplicações;
- Fornecimento dos
Serviços do Apster por meio de plataformas de terceiros e ferramentas de
software (por exemplo, por meio da integração com APIs)
- Atendimento ao
Usuário;
- Promoção de marketing,
inclusive serviços de publicidade em redes sociais, prospecção de leads e
análise de dados;
- Prestação de serviços
de consultoria, advocacia, contabilidades e outros prestadores de
serviços profissionais;
- Processamento e
garantia da segurança de pagamentos.
Os prestadores de serviços têm
acesso limitado aos dados dos Usuários para realizar tarefas específicas e
estão contratualmente obrigados a proteger as informações, empregando-as
somente para as finalidades contratadas e sob a supervisão do Apster.
- (v) Em processos de
seleção de candidatos a vagas de emprego poderemos compartilhar dados com
empresas terceirizadas para o tratamento de dados sob instruções e em nome
do Apster. Nesse caso, asseguramos que os terceirizados ofereçam garantias
suficientes, pautadas em medidas técnicas adequadas, de forma que o
tratamento satisfaça os requisitos legais, em total observância aos
direitos dos titulares dos dados;
6. Segurança de suas informações
O Apster adota medidas técnicas
e administrativas para a proteção da privacidade dos dados dos clientes,
utilizando todos os esforços para manter a estrita confidencialidade,
integridade e disponibilidade restrita às pessoas autorizadas.
Tanto nosso site, por meio do
qual você acessa o produto Apster, quanto o backup de nossos dados, estão na Google
Cloud Platform, o maior e mais confiável datacenter do mundo.
Além disso, utilizamos as
melhores práticas de segurança do mercado, além de controles de acesso físico e
digital, criptografia, medidas contra a destruição ou uso ilegal, gestão de
vulnerabilidades, tratamento de incidentes e acessos não autorizados ou em
desconformidade com a presente Política ou Termo de Uso do produto.
7. Responsabilidade dos Usuários
Sem prejuízo às demais
obrigações previstas nesta Política ou no Termo de Uso, para a adequada
utilização do produto Apster, ao utilizar nosso produto é preciso que você se
comprometa a:
- (i) Ser o único
responsável pela guarda e confidencialidade do login e senha, não podendo
fornecê-los a terceiros;
- (ii) Fornecer
informações de cartão de crédito, senhas de qualquer natureza utilizando
os recursos existentes em nossa aplicação.
- (iii) Nos comunicar
sobre toda e qualquer suspeita ou constatação de violação aos Termos de
Uso ou à Política de Privacidade, inclusive acessos não autorizados à sua
conta, movimentações suspeitas, boletos que você desconhece, etc.
- (iv) Nos consultar, via
site ou canais de contato, sempre que receber informações ou comunicados
sobre promoções, campanhas e pesquisas recebidas por e-mail, para
verificação de sua veracidade;
- (v) Prestar informações
verídicas, honestas e completas, responsabilizando-se por toda e qualquer
informação incorreta ou falsa;
- (vi) Responsabilizar-se
por todos os dados de terceiros (ex. dados pessoais de seus clientes, de
seu contador);
- (vii) Nos comunicar
sobre toda e qualquer alteração de seus dados, de modo que para todos os
fins legais os últimos dados fornecidos serão considerados como corretos,
autênticos e suficientes para o cumprimento desta Política e do Termo de
Uso e Condições Gerais;
Por questões de segurança, nos
reservamos no direito de suspender ou cancelar a conta do Usuário em caso de
suspeita ou descumprimento dos Termos e Condições Gerais ou da Política de
Privacidade, sem prejuízo de demais medidas judiciais e administrativas.
8. Manutenção dos dados
Consideradas as situações,
conservaremos os dados dos Usuários pelo prazo de retenção necessário,
considerada a situação que justifica o tratamento:
- (i) se para cumprimento
de obrigação legal ou regulatória, pelo prazo indicado na norma em
questão;
- (ii) se para o
cumprimento de contrato, até o alcance dos objetivos da relação
contratual; e
- (iii) se fundado no
legítimo interesse, que sempre será precedido de uma análise de impacto de
privacidade e realizado dentro dos limites da finalidade que o justifica,
até que este cesse.
Poderemos ainda conservar seus
dados pessoais, independente do seu pedido de eliminação e consentimento,
conforme artigo 16 da Lei Geral de Proteção de Dados, nas seguintes situações e
respeitadas as seguintes finalidades:
- Cumprimento de
obrigação legal ou regulatória;
- Estudo por órgão de
pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização; Transferência a
terceiro, respeitados os direitos do titular e previsão nas leis de
proteção de dados e privacidade;
- Nosso uso exclusivo,
desde que vedado acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.
9. Direitos dos Usuários
se para cumprimento de obrigação
legal ou regulatória, pelo prazo indicado na norma em questão;
se para o cumprimento de
contrato, até o alcance dos objetivos da relação contratual; e
se fundado no legítimo
interesse, que sempre será precedido de uma análise de impacto de privacidade e
realizado dentro dos limites da finalidade que o justifica, até que este cesse.
Os Usuários poderão gerenciar o uso de seus dados, podendo para tanto:
- (i) Pedir a exclusão de
seus dados, ressalvado impeditivo legal;
- (ii) Pedir a alteração
ou correção de seus dados
- (iii) Pedir informações
sobre o compartilhamento de seus dados;
- (iv) Restringir, na
medida do possível, o uso de seus dados, inclusive no que diz respeito ao
recebimento de campanhas publicitárias e utilização de Cookies;
- (v) Solicitar cópia de
seus dados em formato legal e adequado;
- (vi) Revogar o
consentimento para o tratamento de seus dados, sendo avisado neste caso
sobre as consequências;
- (vii) Solicitar que o
Apster cesse o tratamento de seus dados para fins de marketing, pode
entrar em contato com o nosso suporte pelo chat que fica no canto inferior
direito.
O Apster atenderá aos pleitos
dos Usuários, mas informa que esses direitos não serão absolutos, de modo que
algumas situações podem resultar em atendimento parcial do pedido ou até
negativa. Nessas situações, prestará os esclarecimentos e justificativas
necessárias.
10. Contato e relatos de
incidentes
Para o exercício de seus
Direitos ou qualquer comunicação necessária com o Apster em razão da utilização
do produto ou por conta da presente Política de Privacidade, você poderá
utilizar dos seguintes Canais de Comunicação:
Formulário de Contato
O contato do cliente e sua
identidade poderão ser validados pelo Apster, razão pela qual informações e
dados podem ser solicitados no momento do atendimento.
Para se precaver em caso de
incidentes de privacidade que importem em risco de dano aos Titulares de Dados
Pessoais, o Apster também utiliza os canais de contatos supracitados, para
recebimento de notícias ou relatos de incidentes.
As comunicações serão recebidas
pelo responsável (DPO/encarregado), que verificará o ocorrido e aplicará o
“Procedimento de Respostas a Incidentes do Apster”.
11. Responsável pelo programa de
privacidade
O responsável pelo Programa de
Privacidade do Apster é o Encarregado pela Proteção de Dados (DPO ou Data
Protection Officer), identificado abaixo:
E-mail: dpo@apster.com.br
As principais atribuições do
Encarregado envolvem, sem prejuízo de demais atividades estabelecidas em
políticas e procedimentos específicos que compõem o Programa de Privacidade:
- a) Gestão do Programa
de Privacidade;
- b) Desenvolvimento,
manutenção, e propositura de revisão de procedimentos e políticas de
privacidade da Organização, inclusive desta Política;
- c) Fiscalização do
cumprimento de procedimentos e políticas do Programa de Privacidade;
- d) Monitoramento do
nível de conformidade da Organização, por meio de análises de diagnóstico
recorrentes, com a definição de planos de ação para melhorar o treinamento
e a clareza dos documentos que integram o Programa de Privacidade;
- e) Atuação como ponto
de contato para a ANPD e os Titulares;
- f) Recebimento de
requisições dos Titulares, e
- g) Preparo dos
Relatórios de Impacto à Proteção de Dados Pessoais, com apuração e revisão
dos riscos das atividades.
Por fim, o Encarregado deve
auxiliar os colaboradores do Apster e esclarecer-lhes qualquer dúvida sobre o
Programa de Privacidade e a forma correta de Tratamento de Dados Pessoais a ser
adotada durante a execução de suas atividades.
12. REVISÃO DA POLÍTICA
Esta Política poderá sofrer
alterações, sendo os clientes previamente comunicados. A versão atual foi
publicada em 01 de janeiro de 2022.
Os documentos que compõem o
Programa de Privacidade do Apster somente poderão ser alterados mediante
aprovação do responsável pelo programa de privacidade.
13. FORO
Nossa Política de Privacidade
está em conformidade com a legislação da República Federativa do Brasil.
Qualquer questão decorrente do relacionamento entre o cliente e o Apster serão
tratadas no Foro da Comarca de São José dos Campos, Estado de São Paulo.